"AGORA É SÓ VITÓRIA...". Josué 10.16-43

Josué  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 15 views

Nossa vitória sobre o Mundo, a Carne o Diabo se dá nesta confiança: Deus é quem luta por nós.

Notes
Transcript
Grande ideia: Nossa vitória sobre o Mundo, a Carne o Diabo se dá nesta confiança: Deus é quem luta por nós.
Deuteronômio 1.29–33 (NAA)
29— Então eu lhes disse: “Não fiquem apavorados, nem tenham medo deles.
30O Senhor, o seu Deus, que vai adiante de vocês, ele lutará por vocês, segundo tudo o que viram que ele fez conosco no Egito,
31e também no deserto, onde vocês viram que o Senhor, seu Deus, os levou, como um homem leva o seu filho, por todo o caminho pelo qual vocês andaram, até chegar a este lugar.”
32— Mas nem assim vocês creram no Senhor, seu Deus,
33que foi adiante de vocês por todo o caminho, para procurar o lugar onde deveriam acampar; de noite, estava no fogo, para mostrar o caminho por onde vocês deveriam andar, e, de dia, estava na nuvem.
Estrutura: testemunho da vitória sobre a “liga de reis” (vv. 16-27) e avanço de Israel sobre sete reinos (vv. 28-42).
Dwelling In Beulah Land (em português: "Habitando em Terra de Beulá") é um hino cristão escrito, composto e publicado em 1911 por Charles Austin Miles, estadunidense compositor de música sacra protestante do século XX.[1] Sua melodia é usada no hino nacional das Ilhas Fiji, adotado em 1970.
No Brasil, Paulo Leivas Macalão fez uma versão em português da canção com o sentido diferente da letra original para a Harpa Cristã, hinário da Assembleia de Deus, que é o hino n° 212, "Os Guerreiros se Preparam".[1][2]
Isaías 62.4 (NAA)
4Nunca mais a chamarão de “Abandonada”, e a sua terra não será mais chamada de “Arrasada”. Você será chamada de “Minha Delícia”, e a sua terra, de “Casada”, porque o Senhor se delicia em você, e a sua terra se casará.
Os Guerreiros Se Preparam 212, Harpa Cristã
Os Guerreiros se preparam para a grande luta É Jesus, o Capitão, que avante os levará. A milícia dos remidos marcha impoluta; Certa que a vitória alcançará!
(Eu quero estar com Cristo, Onde a luta se travar, No lance imprevisto Na frente m'encontrar. Até que O possa ver na glória, Se alegrando da vitória, Onde Deus vai me coroar!)
Dá-te pressa, não vacile a, hoje Deus te chama Para vires pelejar ao lado do Senhor; Entra na batalha onde mais o fogo inflama, E peleja contra o vil tentador!
A peleja é tremenda, torna-se renhida, Mas são poucos os soldados para batalhar; Ó vem libertar as pobres almas oprimidas De quem furioso, as quer tragar!
01. Testemunho. (vv. 16-27)
(a) Cinco reis estavam em fuga: Adoni-Zedeque (Jerusalém), Hoão (Hebrom), Pirã (Jarmute), Jafia (Laquis) e Debir (Eglom).
(b) O esconderijo deles foi a caverna de Maquedá:

MAQUEDÁ(מַקֵּדָה, maqqedah). Uma cidade em Canaã conquistada durante a campanha do sul liderada por Josué (Js 10:28; 10:10, 16-43; 12:16).

Maquedá era a cidade real cananéia no que mais tarde seria conhecido como a Sefelá de Judá (Js 15:41). Perto dela estava a caverna onde os cinco reis dos amorreus se esconderam (Js 10:16).

(c) Deus reiteradamente já havia declarado que Israel seria bem sucedido nesta batalha:
Josué 10.8 (NAA)
8E o Senhor disse a Josué: — Não tenha medo deles, porque eu os entreguei nas suas mãos. Nenhum deles poderá resistir a você.
Josué 10.12 (NAA)
12Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor entregou os amorreus nas mãos dos filhos de Israel. E, na presença dos israelitas, ele disse: “Sol, detenha-se em Gibeão, e você, lua, pare no vale de Aijalom.”
Josué 10.19 (NAA)
19Persigam os seus inimigos e matem os que vão ficando para trás. Não os deixem entrar nas cidades deles, porque o Senhor, o Deus de vocês, já os entregou nas mãos de vocês.
(d) A expressão: “não havia ninguém que movesse a língua contra os filhos de Israel” (v. 21) é interessante, pois sinaliza o respeito que os povos passaram a ter por Israel.
Êxodo 11.7 (NAA)
7Porém contra nenhum dos filhos de Israel, desde os homens até os animais, nem mesmo um cão rosnará, para que vocês saibam que o Senhor fez distinção entre os egípcios e os israelitas.”
Isaías 54.17 (NAA)
17Nenhuma arma forjada contra você prosperará; e você condenará toda língua que quiser acusá-la em juízo. Esta é a herança dos servos do Senhor e a sua justiça que procede de mim”, diz o Senhor.
(e) A execução desse reis foi uma espécie de “monumento vivo”. E um lembrete explícito ao povo de Deus: Deus era por eles!
Salmo 110.1 (NAA)
1Disse o Senhor ao meu senhor: “Sente-se à minha direita, até que eu ponha os seus inimigos por estrado dos seus pés.”
1Coríntios 15.22–26 (NAA)
22Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo.
23Cada um, porém, na sua ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda.
24E então virá o fim, quando ele entregar o Reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder.
25Porque é necessário que ele reine até que tenha posto todos os inimigos debaixo dos seus pés.
26O último inimigo a ser destruído é a morte.
Romanos 16.20 (NAA)
20E o Deus da paz, em breve, esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês. A graça de nosso Senhor Jesus esteja com vocês.
(f) Deus encoraja constantemente ao seu povo: memoriais.
Josué 10.25 (NAA)
25Então Josué disse aos capitães do exército: — Não tenham medo, nem fiquem assustados. Sejam fortes e corajosos, porque assim o Senhor fará com todos os seus inimigos, contra os quais vocês lutarem.
Deuteronômio 31.6–8 (NAA)
6Sejam fortes e corajosos, não tenham medo, nem fiquem apavorados diante deles, porque o Senhor, seu Deus, é quem vai com vocês; ele não os deixará, nem os abandonará.
7Moisés chamou Josué e lhe disse na presença de todo o Israel: — Seja forte e corajoso, porque, com este povo, você entrará na terra que o Senhor, sob juramento, prometeu dar a seus pais; e você os fará herdá-la.
8O Senhor é quem irá à sua frente. Ele estará com você, não o deixará, nem o abandonará. Não tenha medo, nem fique assustado.
(g) Mais um simbolismo repetido no livro de Josué: reis derrotados pendurados mortos em árvores.
Deuteronômio 21.22–23 (NAA)
22— Se alguém tiver cometido um pecado que é passível da pena de morte, e tiver sido morto, e vocês o pendurarem num madeiro,
23o seu cadáver não deve permanecer no madeiro durante a noite. É preciso sepultá-lo no mesmo dia, pois o que for pendurado no madeiro é maldito de Deus. Assim vocês não contaminarão a terra que o Senhor, seu Deus, lhes dá por herança.
Josué 8.29 (NAA)
29Enforcou o rei da cidade de Ai numa árvore e o deixou ali até a tarde; ao pôr do sol, por ordem de Josué, tiraram o cadáver da árvore e o jogaram na entrada do portão da cidade. E sobre ele levantaram um montão de pedras, que permanece até o dia de hoje.
Josué 10.1 (NAA)
1Quando Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém, ouviu que Josué havia tomado a cidade de Ai e a havia destruído totalmente, fazendo com Ai e com o seu rei o mesmo que havia feito com Jericó e com o seu rei, e que os moradores de Gibeão tinham feito paz com os israelitas e estavam no meio deles,
(h) Jesus foi o único rei pendurado em um madeiro que ao invés de testemunho de condenação, aponta-nos para a salvação.
Gálatas 3.13–14 (NAA)
13Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar — porque está escrito: “Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro” —,
14para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Cristo Jesus, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido.
02. Avanço. (vv. 28-42)
(a) Importante nos situarmos no livro de Josué, nesta seção de conquistas.
Após a morte de Moisés, Josué toma o comando do povo (1:1–12; cf. Dt 31:7–8), cuja entrada e assentamento em Canaã é relatada na primeira seção do livro. Os israelitas, que se encontravam reunidos nas planícies de Moabe, atravessam o Jordão e acampam na margem ocidental, com os pés já postos em Canaã. A partir daquele momento, Josué organiza diversas campanhas militares destinadas a tomar posse de todo o país. Primeiro, ataca localidades do centro da Palestina e, mais tarde, estende-se até os territórios do Norte e do Sul. Essas ações aparecem no livro precedidas de um discurso introdutório do próprio Josué, que situa a narração histórica no seu contexto teológico: “Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés” (1:3). Essa manifestação ratifica a idéia de que o estabelecimento em Canaã não é uma mera conquista humana, mas um dom que Israel recebe do SENHOR. A seção conclui em 12:24, com a relação dos reis que foram vencidos em batalhas em ambos os lados do Jordão.
Sociedade Bíblica do Brasil, Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada (Sociedade Bíblica do Brasil, 1999), Js.
(b) Nesse avanço temos a vitória de Josué sobre sete reis: Maquedá, Libna, Laquis, Gezer, Eglom, Hebrom, Debir.
(c) Tudo em obediência diante do Senhor. A dura lição aprendida com o vacilo de Acã ficou eternizado na mente do povo.
Josué 10.40 (NAA)
40Assim Josué conquistou toda aquela terra, a região montanhosa, o Neguebe, a Sefelá e as descidas das águas, e derrotou todos os seus reis. Destruiu tudo o que tinha fôlego de vida, sem deixar nem sequer um, como o Senhor, o Deus de Israel, havia ordenado.
(d) Uma expressão se remete nesta porção: “sem deixar nem sequer um”. (vv. 28, 30, 33, 37, 39, 40).
(e) Esse verso é o climax dessa porção:
Josué 10.42 (NAA)
42E, de uma só vez, Josué venceu todos estes reis e tomou as suas terras, porque o Senhor, o Deus de Israel, lutava por Israel.
https://voltemosaoevangelho.com/blog/2021/09/hoje-e-um-dia-de-guardar-o-seu-coracao/
Pedro Dulci:
Não existe nada mais enganoso e distante do Evangelho do Senhor Jesus que faz a mediação entre os seres humanos exclusivamente pela obra de Cristo aplicada a nós- independente das manifestações de apoio ou repúdio aos governos humanos, demasiado humanos.
Meu clamor é: guarde o seu coração hoje desse erro! Não se esqueça do que te faz chamar alguém de irmão! Não é a presença ou ausência dele em Brasília. Não é o repúdio ou apoio a esse ou aquele candidato. Por mais importantes que sejam as questões políticas, elas são relativas aos compromisso últimos da fé em Jesus! Só isso nos define!
Lembrem-se: a forma desse mundo está passando. Aqueles que se manifestam, vivam como se não se manifestassem. Os que estão no poder ou que estão na oposição, como se não estivessem… Porque o tempo que nos resta está sendo abreviado!
Efésios 6.11–13 (NAA)
11Vistam-se com toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo.
12Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas contra os principados e as potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestiais.
13Por isso, peguem toda a armadura de Deus, para que vocês possam resistir no dia mau e, depois de terem vencido tudo, permanecer inabaláveis.
03. Outras aplicações:
(a) Quando você está do lado de Deus, você não tem o que temer. Essa é a questão mais urgente em suas experiências com o Senhor: você está do lado dEle?
Josué 5.13–15 (NAA)
13Quando Josué estava perto de Jericó, levantou os olhos e olhou; e eis que se achava em pé diante dele um homem que trazia na mão uma espada. Josué se aproximou dele e perguntou: — Você é dos nossos ou dos nossos adversários?
14Ele respondeu: — Não sou nem uma coisa nem outra. Sou príncipe do exército do Senhor e acabo de chegar. Então Josué se prostrou com o rosto em terra e o adorou. E lhe disse: — Que diz meu senhor ao seu servo?
15O príncipe do exército do Senhor respondeu a Josué: — Tire as sandálias dos pés, porque o lugar em que você está é santo. E Josué fez assim.
(b) A nossa vitória não é algo conquistado pelos nossos próprios méritos. “A suficiência de nossos méritos está em que os nossos méritos não são suficientes”.
Salmo 46.8–11 (NAA)
8Venham contemplar as obras do Senhor, que tem feito desolações na terra.
9Ele faz cessar as guerras até os confins do mundo, quebra o arco e despedaça a lança; queima os carros no fogo.
10Aquietem-se e saibam que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.
11O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.
Ilustr.:
http://www.logoscc.org/devocionais/a-terra-beula
A Terra Beulá
Pr. James Reimer1 Setembro, 2013
Eu amo a descrição metafórica da vida cristã, feita por John Bunyan na sua obra-prima, “O Peregrino”. O peregrino, Cristão, passa por muitas provações e aventuras ao longo do caminho em direção ao seu objetivo final, que é alcançar a Cidade Celestial. Esta cidade é a bíblica, “Nova Jerusalém”, e situa-se em Beulá, ou no Céu.John Bunyan escreveu este livro em 1678 e o livro continua a ser uma inspiração e ajuda para muitos cristãos, pois as analogias e metáforas do livro falam, claramente, das lutas e alegrias que cada crente enfrenta ao longo do caminho para chegar à casa eterna.
O termo terra Beulá vem do idioma hebraico, e é encontrado nas traduções mais antigas de Isaías 62:4. Refere-se à terra de Israel e é uma referência ao retorno dos judeus do exílio na Babilónia. A palavra de Deus para Israel é que ela deixe de ser chamada Azuba, (desamparada), mas passe a ser chamada Hefzibá, (o meu prazer está nela), e Jerusalém não será mais chamada Shemamá (Assolada), mas Beulá, (casada).
Atravessar o Rio Jordão para a Terra Prometida era a grande esperança dos filhos exilados de Israel. Foi o que manteve a sua fé forte durante os 70 anos (o tempo de uma vida) em cativeiro. Desde que John Bunyan usou este termo, Beulá, para descrever o céu, outros, ao longo dos anos, têm feito o mesmo. “Atravessar o Jordão”, e entrar na “Terra Prometida”, tornaram-se expressões populares usadas para a ideia de “ir para o céu”.
Edgar Stites, em 1876, escreveu um hino que se tornou muito popular durante os avivamentos de santidade. O refrão diz: Oh terra Beulá, doce terra Beulá! Quando em teu monte mais alto estou, Olho para longe, além-mar Onde mansões são preparadas para mim E vejo a brilhante e gloriosa costa Meu céu, meu lar eterno.
Embora o uso de Beulá para descrever o céu não seja a melhor exegese, fala-nos da natureza de Deus em relação às Suas promessas. A terra de Israel foi dada ao povo hebreu através de uma aliança perpétua. Não foi condicionada à fidelidade das pessoas, mas foi baseada na vontade de Deus e na Sua fidelidade. Beulá significa Casado. Ela fala-nos de aliança. Desta forma, o céu representa o mesmo para a Igreja.
A Igreja é a Noiva de Cristo e o céu é o lugar onde vamos celebrar o nosso casamento com o Senhor. O céu é a nossa esperança e a promessa de aliança feita por Deus. Jesus foi preparar este lugar para nós. Em breve, Ele virá novamente para nos levar a este glorioso lar. A Bíblia diz que sem essa esperança, somos de todas as pessoas as mais miseráveis​​. Embora a vida com Deus seja boa agora, o que Ele tem preparado para nós no céu é muito melhor.
Não te deixes seduzir pela “terra encantada”, que segundo Bunyan fica próxima de Beulá, mas entra em Beulá.
Related Media
See more
Related Sermons
See more